sábado, 24 de março de 2012

Erdinger Weissbier Dunkel

          Faz algum tempo que estou juntando algumas cervejas de trigo na geladeira. Como não tenho muitas referências, achei que a comparação de espécies do mesmo gênero poderia me ajudar a notar algumas diferenças mas, principalmente, as características comuns.
          A primeira descoberta foi a de que o comércio não especializado (supermercados) passou a disponibilizar uma grande variedade de marcas. Petra, Erdinger, Eisenbahn, Baden Baden, Weihenstephaner, Edelweiss... curioso o fato de que só não encontrei a Bohemia weiss, apesar de procurar em vários locais.
     Fiquei surpreso, no entanto, quando descobri esta Erdinger Dunkel. Meus conhecimentos amadores sequer permitiam supor a existência de uma cerveja de trigo escura.
       Mas que grata surpresa!
      Confesso que minhas primeiras impressões de uma cerveja de trigo não são das melhores, mas esta pretinha é especial. Quando despejei no copo, não pude visualizar se o líquido estava turvo, de tão escura a cerveja. A espuma é abundante, bem aerada, mas persistente.
       O cheiro que senti no começo é diferente... tentei ler algumas referências profissionais, mas nada! Disseram existir notas de banana, cravo... talvez a solução esteja em alguns comentários dizendo que possui notas 'picantes'. Sei lá...
       Mas, tirando isso, de resto foi tudo de bom.
       Vale salientar o bom equilíbrio entre o amargor do malte torrado com o adocicado do caramelo, para mim a grande diferença entre as pretinhas que costumo consumir: Xingu, Petra, Bohemia, Mãe Preta...
       Vai pro armário, com cerveja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário