domingo, 8 de janeiro de 2012

Baltika nº 5 (Lager Premium).

Segundo o sítio da fabricante (www.baltika.ru), existem nove Baltikas diferentes (na página, pula-se justamente a nº 5, sei lá porque):
№ 0 Non-alcoholic beer
№ 2 Pale
№ 3 Classic
№ 4 Original
№ 6 Porter
№ 7 Export
№ 8 Wheat beer
Nine Extra
A nº5 é “uma lager saborosa produzida com malte caramelo e claro, levemente doce devido a açúcares não-fermentados. Coloração dourada atraente, amargor balanceado”.
Trata-se de uma Russian beer (St Petersburg) puro malte. Esta é uma informação relevante mesmo para quem, como eu, não sabe identificar nuances delicados de uma cerveja. A puro malte se diferencia logo ao ser despejada no copo em razão de sua coloração dourada (isso não significa que toda cerveja dourada seja composta exclusivamente por cereais malteados).
Tal característica, pelo que me recordo, é encontrada, entre as nacionais, apenas na extinta Brahma Beer e a ignorada Bavaria Premium. Todas as demais, até mesmo a boa e dourada Serramalte, é composta também por cereais não malteados.
Na Alemanha, onde a cerveja é considerada produto nacional, algumas de nossas cervejas sequer poderiam assim ser denominadas em razão de existir legislação sobre ingredientes e modos de produção do "produto nacional".
Como leigo no idioma de Lenin, a única coisa que posso afirmar, sem muita segurança, é que não há referência na embalagem aos tais “cereais não malteados”.
De qualquer modo, achei a Baltika nº 5 uma lager gostosa, leve...
Mr. Calvus achou enjoativa, o que o impediria de beber mais do que quatro ou cinco garrafas (500ml)...
Pagando, em uma promoção, pouco mais de dez reais por garrafa, acho que vai demorar para comprar a quantidade necessária para tirar a teima do nobre colega glutão.
Umas duas ou três, pelo menos, vale a pena levar para casa e tomar com algum petisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário