domingo, 22 de janeiro de 2012

A "cerveja nossa de cada dia" nos bares paulistas/paulistanos

             Cada região do Brasil tem predileção por uma marca. Diz-se, p.ex., que a Skol de tal lugar, em razão da água, ingredientes, forma de armazenamento, modo distribuição... é melhor que as demais e, por isso, mais consumida. Em Guarapari/ES, lembro que no início de 90 só se bebia Skin. Quem pedia Brahma era turista desavisado pq, para os locais, não prestava.
Aqui em São Paulo, nos idos de 75, ouvia - sem entender bulhufas - a discussão dos meus tios sobre os motivos que levavam um a gostar da Brahma e o outro a preferir Antarctica. Em certas ocasiões chegou a correr boato de que a Brahma havia “roubado” o cervejeiro da Antarctica. Parecia torcida de futebol... Mas diferença, hoje posso compreender, existia de fato.
Desde a incorporação da Antarctica pela Brahma, infelizmente, não se houve mais nas terras bandeirantes quem defenda uma das cervejarias mais tradicionais do Brasil. Resumindo: a Antárctica, em São Paulo, só é consumida se for vendida por preço menor do que as concorrentes. Igualou-se à Skin, Kaiser...

Em boteco de São Paulo a briga fica entre Brahma e Skol. Existe, é verdade, quem goste de Bohemia, Serramalte, Original... Mas, no geral, estas marcas nem chegam perto, até porque, normalmente, são um pouco mais caras que as duas principais.
Mas mesmo entre as duas, dependendo da fábrica, existe grande diferença.
Na capital, a distribuição tanto da Brahma como a Skol é restrita às fábricas de Jacareí (JC), Jaguariúna (JÁ), Rio de Janeiro (NR) e (eca) Guarulhos (GU). Em litrão, já vi de Sete Lagoas (NM).
A famosa “Brahma de Agudos” (veja a marca de fábrica – AG – ao lado do nº de lote e fabricação no rótulo) só se acha no interior, de Itu para cima (comprei algumas caixas para o final de ano em Campinas!). Os “caipiras” , nesse ponto, estão cansados de saber que a Brahma de Agudos é outra cerveja, pois a leveza característica a distingue infinitamente das demais.

Se pudesse graduar diria:
AG > JC > JA > NR > NM GU

No geral, a cerveja do paulistano é a Skol, seguida da Brahma. Contudo, a melhor cerveja (industrializada) de São Paulo, preferida em todo o resto do Estado, é a Brahma de Agudos.

173 comentários:

  1. Amigo, gostei do site. Sugiro experimentar a Skol de SE (Sergipe), fabricada aqui em Aguas Claras. Nao é porque moro aqui, é porque realmente é uma otima cerveja. Estao mandando a daqui para outros estados, e trazendo a famigerada NR (Rio) que tem gosto de remedio. Abracos, ---Adelson (Aracaju - SE - BR).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimentei essa semana uma brahma SE realmente muito boa

      Excluir
    2. Cara... só se for a Brahma.. pq a skol de SE é intragável... horrível mesmo

      Excluir
    3. Brahma e Skol de Agudos sao as mais tops, assim como a Antartica tbm, aqui no oeste paulista as de AG vende as outras nao

      Excluir
    4. Só não encostem na horrível AQ ..... Ceará água pesada. Moro aqui mas não dá para saborear, fábrica nova...digo reformada...mas água é água na cerveja.

      Excluir
  2. Obrigado pelo apoio companheiro. A troca de informações é importante, em especial porque nem todos compartilham de nossas esquisitices (ficar olhando de onde veio uma cerveja, para muitos, ainda é frescura). Fui viajar para uma pescaria no Araguaia e conheci a Skol-CE, acho de Anápolis-GO. Não sei se era o calor, mas desceu bem. Quanto à sua Skol-SB, espero poder degustá-la, acho que vai bem com caranguejo, não é? rsrs Abraço e, surgindo novidades, por favor, mantenha-nos informados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a sigla CE seja Ceilândia DF.
      A sigla CI é da fabrica de Cuiabá MT.

      Excluir
    2. Bira CE E CEBRASA ANAPOLIS
      GO A MELHO DO BRASIL.AGUA CRISTALINA DA REGIAO.

      Excluir
    3. Também gostaria de saber que cerveja mais ruim

      Excluir
    4. Pesauisei e não descobri. Parece ser segredo.

      Excluir
  3. Tomei uma cerveja em Natal com a sigla AQ, alguém sabe da onde é ?

    ResponderExcluir
  4. AQ é a fábrica da Ambev que fica no Ceará, na cidade de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza. É boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais. Já a de JP João Pessoa, eu não curti.

      Excluir
    2. Apareceu aqui no interior de São Paulo,Matão SP, tomei, gostei, mas, igual a de agudos AG ta dificil de encontrar!

      Excluir
    3. Aqui em Maringá-Pr a melhor e de agudos...

      Excluir
  5. Hoje eu tomei a Brhama de CI. Alguém sabe me dizer de onde ela é? Eu gostei. Muita boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI é a sigla da fábrica de Cuiabá, no Mato Grosso.

      Excluir
    2. Tomo itaipava dp Rio de Janeiro até Rio Branco no Acre e a mesma cerveja.

      Excluir
    3. Engraçado que a Itaipava é uma cerveja que nasceu em Petrópolis e, ak em SP sentimos muito a diferença quando ela passou a ser fornecida por outras fábricas ... até alguns anos atrás, todas as festas tinham a latinha com o lacre de alumínio, marketing muito positivo em grandes centros urbanos. Mas, depois, foi sumindo, sumindo... hoje quase não se vê. Mas bom saber que do RJ para cima ainda vale a pena.

      Excluir
    4. Tm eh de uberlandia
      TM triangulo tineiro

      Excluir
  6. Caro colega cervejeiro. Boa noite. Muito legal sua análise e minha família é do interior de SP mais sempre moramos na Capital. As discussões eram acaloradas e me recordo desde criança. Hoje, assim como você, aprendi o porquê. AG é realmente superior às demais, mais, discordo da sua graduação. JC é de longe a pior, especialmente a Brahma. Hoje morando no interior vejo diversas fábricas e diversos paladares. A única que ainda não descobri de onde é, é a sigla TM. Razoável. Sugiro um post com todas as siglas e opiniões dos amigos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está ceto, tanto que em Jaguariuna (JA) a Imbev passou a produzir uma série de cervejas premiuns, como a Original, Serramalte... Quanto a Jacareí (JC), um amigo meu técnico da cervejaria, garante que o problema é a logística, pois as estradas para a fábrica são muito esburacadas e isso prejudica a cerveja... sei não, mas foi o que ele disse.

      Excluir
    2. TM, triângulo mineiro, fábrica em Uberlândia. Para o pessoal da região é muito boa pois não tem muito que viajar ou seja é cerveja fresca. Já experimentei todas, a pior é a MG de Juatuba perto de BH. Horrível.

      Excluir
    3. juliano rodrigues soares3 de agosto de 2021 às 09:59

      Pessoal sou funcionario da ambev, e eles nos explicam com toda certeza todas as cervejas sao padronizadas ate o Ph da agua para ser o mais parecida possivel o que muda e quanto mais fresca a cerveja melhor aqui em uberlandia todos amam a TM e a NM, porque e pouco tempo na estrada fora do calor de transporte, cervejas do SE,AQ aqui sao mau vistas mas nao porq sao ruins mas porque ja chega com muito tempo de transporte e ela mesmo fermenta novamente no calor vai perdendo o sabor, fui no nordeste e la a cervejas de la sao boas frescas muito gostosas.

      Excluir
  7. Sigla TM e de uberlandia a melhorr cerveja TM e de triangulo mineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. misericordia ...me desculpem tomei brahma com a sigla T.M espero nunca mais tomar dela...

      Excluir
    2. Sim, a sigla TM é a pior. Em
      São paulo é maioria. Tomeii NM e gostei. AC, JA e NM são as melhores.

      Excluir
    3. Toda as cervejas da AmBev da fábrica ci que é de Cuiabá são ruins, Cuiabá tem água salobra,as de Goiás e Minas São melhores

      Excluir
  8. Sigla TM triangulo mineiro. Precisamente uberlandia. Mg

    ResponderExcluir
  9. Sigla TM triangulo mineiro. Precisamente uberlandia. Mg

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo "caipira" rsrs... Realmente a Skol ou Brahma de AG é outro nível. Ahh, sou de São João da Boa Vista, 100km pra frente de Campinas, vizinho de Poços de Caldas. Estamos bem servidos por essas bandas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inveja pura de vocês do interior. Mas, vez ou outra, posso ir para as bandas de Ribeirão Preto e lavo a égua de tanto beber Skol de Agudos, Brahma de Agudos, até Antárctica de Agudos, acredita?

      Excluir
    2. Boa tarde, esse post de meu conterrâneo Diego é antigo, hj estamos em 2017, contudo é super contemporâneo, aqui em São João da Boa Vista, ainda somos bem servidos de cerveja de Agudos (AG), que acredito ser as melhores... Ainda hj, (NM) tô fora....

      Excluir
  11. Olá amigos, gostei dos posts.
    Sou de São Paulo - SP, bebo Skol, a Brahma de AG aqui é muito difícil encontrar. A Skol está uma bagunça, ta difícil de tomar as melhores que são: JC e JA, essa TM eu não sabia de onde vinha, fiquei sabendo agora, vou prová-la daqui duas horas, vamos ver...
    JC e JA tem que ser garimpada aqui, está difícil viu..
    Mas pior mesmo é a NM, se e loko!
    Obrigado pelas dicas!
    Abç a todos!

    Ah...tem uma Lager aqui que irá causar " Amstel" Puta cerveja, holandesa! Ótima pedida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ... pensar que tudo começou entre uma briga de Skol X Antarctica X Brahma ... depois, descobriu-se ser importante saber de onde a cerveja vem, qual a fábrica ... vieram, então, as gringas, a começar por Heineken e Stella ... creio que agora o grande lance vai ser cerveja artesanal e, por fim, a arte da brassagem ... ainda chego lá!

      Excluir
  12. Olá amigos, gostei dos posts.
    Sou de São Paulo - SP, bebo Skol, a Brahma de AG aqui é muito difícil encontrar. A Skol está uma bagunça, ta difícil de tomar as melhores que são: JC e JA, essa TM eu não sabia de onde vinha, fiquei sabendo agora, vou prová-la daqui duas horas, vamos ver...
    JC e JA tem que ser garimpada aqui, está difícil viu..
    Mas pior mesmo é a NM, se e loko!
    Obrigado pelas dicas!
    Abç a todos!

    Ah...tem uma Lager aqui que irá causar " Amstel" Puta cerveja, holandesa! Ótima pedida!

    ResponderExcluir
  13. E a Brahma de GU vcs sabem me dizer de o de e? ELA E PARECIDA COM A BOHEMIA NO GOSTO

    ResponderExcluir
  14. E a Brahma de GU vcs sabem me dizer de o de e? ELA E PARECIDA COM A BOHEMIA NO GOSTO

    ResponderExcluir
  15. GU é a fábrica de Guarulhos ... depois da fusão, tudo é feito na mesma fábrica (skol. brahma, antarctica...) tem quem afirme que eles chegaram a trocar rótulos e vender uma por outra. Tá difícil...

    ResponderExcluir
  16. Legal, blz... Achei as informações que queria... Mas caipira amigo? Enfim... Vô fica quieto vois me se não toma skol AG a R$ 5,50 gelada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A expressão foi colocada entre aspas, denotando uma conotação irônica. Acho que, em razão disso, a intensão foi justamente oposta a que você imaginou. OU seja, destacou-se que, de ingênuos, os paulistas do interior não têm nada.

      Excluir
  17. Legal, blz... Achei as informações que queria... Mas caipira amigo? Enfim... Vô fica quieto vois me se não toma skol AG a R$ 5,50 gelada!

    ResponderExcluir
  18. Estou em Brasília, e tomei uma Skol ( cm ) alguém sabe me dizer de onde é ?

    ResponderExcluir
  19. Kara comprei sem verificar a procedência, uma caixa daquelas skolzinha retornavel de guarulhos, horrivel!

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. E de Ponta Grossa, água muito boa, as cervejas dessa região são otimas

      Excluir
  21. Estou tomando Brahma agora é a sigla é CS... Sabe dizer d onde é fabricada? Estamos em Porto Alegre / RS

    ResponderExcluir
  22. A pior de todas é a TM. Acabei de descobrir que é de Uberlandia.

    ResponderExcluir
  23. Tomo de vez enquando com a sigla gu e com a sigla pg

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. PG é Ponta Grossa PR, a onde tem a fábrica da Ambev e também a maior fábrica da Heineken

      Excluir
  26. Essa AG gostei muito tanto que vim no grupo pesquisar aqui gosto de tomar no bar que bebo a cerveja MG muito gostosa,fabricada em Joatuba Minas...

    ResponderExcluir
  27. Bora beber, gostei muito desta página e gostaria de agradecer, esclareceu algumas dúvidas. E como morador de Jaú int de SP, gostaria de informar que apesar de estar à 60 km de Agudos, também não encontramos as famigeradas cervejas AG da ambev, aqui tem chegado SKOL, BRAHMA TM, JC
    Abraços a todos e feliz 2017.

    ResponderExcluir
  28. Alguém sabe quais são as siglas da cerveja fabricada em Piaui e Pirai Rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Sorocaba-SP e aqui em um mercado tem a garrafinha de 300ml com sigla "PI". Ouvi falar que é dessa fábrica aí de Piraí, será que é verdade?

      Excluir
  29. Realmente das cervejas pulse populares que já degustei, a brahma de agudos supera todas.

    ResponderExcluir
  30. Brahma EQ alguém sabe me dizer de que local de fabricação é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tomando uma nesse momento em Imperatriz MA e estou com essa mesma curiosidade ninguém sabe??

      Excluir
    2. EQ fábrica Equatorial em São Luís (MA)

      Excluir
    3. Cervejaria AmBev Equatorial, Maranhão.

      Excluir
    4. Cervejaria AmBev Equatorial, Maranhão.

      Excluir
  31. Respostas
    1. Também quero descobrir de onde é essa NS, pois achei horrível, parece cerveja choca, passada. Achei muito ruim

      Excluir
    2. Essa aí fica em Itapissuma-Pernambuco.

      Excluir
  32. Hoje vi uma com a sigla MG alguém sabe dizer se onde é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a melhor. Minas Gerais!

      Excluir
    2. Melhor Brahma do Brasil. Juatuba, MG.
      Geralmente em garrafa de 600ml ou lata 350ml.

      Excluir
  33. Fiquei sabendo que as Brahma 473ml aí de jc sai das fábricas com preço Bom? Alguém sabe me informar

    ResponderExcluir
  34. Podíamos montar uma tabela destas srglas pra facilitar. A proposito aqui em São carlos- SP. As melhores São JC, JÁ, TM. E agora estou provando a MG.... Razoável....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Carlos não tem a de a
      Agudos? Pra vc dizer que essas aí são as melhores kkkkk

      Excluir
    2. A idéia é otima. Vamos fazer uma tabela comtodas as siglas das fábricas da Ambev. Ja que a Ambev esconde a informação.

      Excluir
  35. Sou de Sorocaba-SP e aqui em um mercado tem a garrafinha de 300ml com sigla "PI". Ouvi falar que é da fábrica de Piraí-RJ, será que é verdade?
    Tem gosto de Heineken kkkkkkk
    Mas nasci em Assis-SP (mais pro interior) e lá recebe a Skol de AG e é sem comparação mesmo. Toda vez que vou pra lá tenho que trazer pelo menos uma caixinha rsrs

    ResponderExcluir
  36. Olá ! Sou de Piracicaba "SP" interior aqui se acha Várias cervejas de AG , Brahma, Skol , Antártica e até SubZero , agora nós Supermercados está vindo essa AQ. Do Ceara , Brahma e SubZero encontrei , todas Excelente da da Tomar de olhos Fechados !!!!

    ResponderExcluir
  37. Gosto muito das cevejas ambev, mas tomei uma skol NR e é muito ruim

    ResponderExcluir
  38. Alguém sabe de onde é a cerveja ns. Muito ruim

    ResponderExcluir
  39. Como bem lembrado pela Valeria Almeida, em post acima, datado de 25.Ago.15, a sigla TM se refere à fábrica "Triangulo Mineiro", em Uberlândia/MG.

    ResponderExcluir
  40. Poderia me informar de onde é a Skol de NS?

    ResponderExcluir
  41. Da onde é a Antarctica original com a sigla NS?

    ResponderExcluir
  42. Hoje tomei uma Antarctica de tem alguém sabe onde e

    ResponderExcluir
  43. De onde é a sigla AQ? Na minha cidade as melhores sao TM ( triângulo mineiro),MG ( minas gerais)e NM ( norte de minas)

    ResponderExcluir
  44. Estava em itapema SC e lá tomei a Skol CS é praticamente só tinha ela lá...
    alguém pode me informar de onde da sigla CS ?

    ResponderExcluir
  45. A Brahma BM alguém sabe se onde é ???

    ResponderExcluir
  46. Pois é, nós os "caipiras" somos privilegiados com a fábrica de Agudos (AG) da Ambev. Brahma e Skol são top por aqui.
    Onde moro, chegou uma marca nova feita em AG: Serrana. Já tomaram?

    ResponderExcluir
  47. Skol CM é de onde? Estou tomando umas aqui e está boa!

    ResponderExcluir
  48. Uma boa dica para quem gosta da cerveja de agudos AG ela está sempre disponível na rede TENDA Atacadão no estado de São Paulo

    ResponderExcluir
  49. A melhor cerveja na minha opinião e de agudos
    Pode ser Brahma Skol ou Antártica

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber de onde que e a sub zero cm?

    ResponderExcluir
  51. Aqui em Curitiba-PR de Agudos mais preferida dos cervejeiros

    ResponderExcluir
  52. OU SEJA, CERVEJA É IGUAL CÚ MESMO. #TNC

    ResponderExcluir
  53. Eu corro da skol JC. A PG é boa.

    ResponderExcluir
  54. Cai nesse post pesquisando de onde é a brahma AQ, estou em São José dos Pinhais PR, olha que aqui quando se encontra a AG tem que fazer estoque, porque realmente é boa, postagem bem legal, realmente falta uma tabela pra saber as fábricas corretas

    ResponderExcluir
  55. Buenas tarde
    Si lhes digo a degustação mi da cerveja Skol AG a muita saboresa e si suave i á lá cidade de Pirassununga com sua marravilhosa lo cyta da 51

    ResponderExcluir
  56. Estou vendo pessoas reclamarem da cerveja GU de Guarulhos, confesso que pra mim é a segunda opção depois da de AG. eu gostei...Essas CE, e NM.e TM essas sim são péssimas.

    ResponderExcluir
  57. Estou vendo pessoas reclamarem da cerveja GU de Guarulhos, confesso que pra mim é a segunda opção depois da de AG. eu gostei...Essas CE, e NM.e TM essas sim são péssimas.

    ResponderExcluir
  58. Não vi ninguém comentar da sigla MG que tem a fábrica em Juatuba-MG.
    Pra mim as melhores cervejas

    Mas cheguei até aqui procurando o mesmo assunto porém da Heineken

    ResponderExcluir
  59. Ainda não sei de onde é a Brahma com a sigla (BM)

    ResponderExcluir
  60. BM E AG não tem diferença alguma ambas são otimas

    ResponderExcluir
  61. Olá cervejólotros e cervjlólotras!!!
    Este site é o canal para se entender definitivamente que somos todos
    diferentes uns dos outros e gosto é igual "tóba", cada qual cú seu!!!
    Certo dia, um atrás, resolvi fazer uma tabela com todas as siglas
    da Ambev...
    Passei uns dias pesquisando sobre isso.
    Quer saber? Bebo de todas, de qualquer localidade, até dessas artesanais que trazem para degustação e que não deram certo...
    Digo que são todas boas.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  62. Alguem pode informar de onde é a sigla NM, CE, da cervejaria Ambev?

    ResponderExcluir
  63. A sigla GU é simplesmente horrível gosto da cerveja....

    ResponderExcluir
  64. Brahma latão com a sigla CS e de qual estada?

    ResponderExcluir
  65. Opa a pior de todas é a skol SC horrível intragável,eu moro na costa oeste do Paraná e é por isso que essa porcaria de skol vem parar aqui, preto bastante atenção na hora de comprar pra não levar esse lixo pra casa outra vez

    ResponderExcluir
  66. Alguem pode me dizer de onde e cerveja BM pois ja teve essa pergunta e nao obtive resposta

    ResponderExcluir
  67. Tem a Skol com a sigla L, não sei de onde é essa fábrica, nem a da sigla CE, alguém sabe?

    ResponderExcluir
  68. Cs alguém já tomou sabe me dizer de onde é? Só sei que é ruim pra caraio

    ResponderExcluir
  69. Ola boa tarde galera, pra mim não tem melhor que a ce, mas gostaria de saber onde é fabricada a te??

    ResponderExcluir
  70. Caracas,ninguem sabe de onde é a Brahma com a Sigla BM???

    ResponderExcluir
  71. BM alguém sabe de onde é? Seria Blumenau?

    ResponderExcluir
  72. Aqui em Piatã chapada Diamantina bebo Brahma CM (CAMAÇARI) perfeita

    ResponderExcluir
  73. Todas fabricada em Manaus não presta, a sigla é MÁ!
    Gosto e cheiro de podre.

    ResponderExcluir
  74. Até hoje ninguém realmente descobriu de o de é a Brahma BM? Encontro ela aqui em Niterói-RJ e é média, comparada com a top de todas, a AG-Agudos. De Berlândia Minas Gerais que não é kkkkk

    ResponderExcluir
  75. Aqui ela Araçatuba, a melhor é AG (agudos) mas está em falta nesse fim de ano, começaram a a aparecer umas PG (Ponta grossa) não é tão boa como de AG mas dá pra tomar...pelo menos não é tão ruim como a JC OU JA

    ResponderExcluir
  76. Aqui em Londrina é Alvorada do sul no Paraná, ainda encontramos a BRAHMA AG, sem dúvida a melhor, mas se não achar AG a "PG" Fabricada em Ponta Grossa, a mais moderna fábrica da AMBEV de acordo com a própria fábrica, não decepciona, a mais próxima da AG que já tomei.
    Vale a pena experimentar se encontrar!

    ResponderExcluir